Hospital Roberto Santos lança programa de transplante de órgãos

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, está prestes a lançar o programa de transplantes de órgãos da instituição. Para apresentar o projeto ao público, a diretoria escolheu o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, celebrado em 27 de setembro. O ato acontecerá durante a Sessão de Emergências, no Auditório Central da unidade.

Maior hospital público do Norte e Nordeste, o HGRS será a segunda unidade da rede estadual de saúde a realizar transplantes, começando pelo transplante renal. A ideia, de acordo com o diretor-geral da instituição, José Admirço Lima Filho, é de que, até dezembro, sejam feitas as primeiras cirurgias no local. Os procedimentos ambulatoriais já foram iniciados.

“Esse é um passo muito importante para conseguirmos salvar mais vidas. Lutamos para ser um hospital transplantador desde que iniciamos essa gestão. Espero, em breve, anunciar a realização de transplantes dos demais órgãos e também de córneas”, afirma o gestor.

Doação de órgãos

O sucesso de um programa de transplantes de órgãos, cabe ressaltar, depende da postura proativa da sociedade. De acordo com levantamento recente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), mais de 60% de famílias não permitem a doação órgãos na Bahia. Uma em cada dez doações no estado é de pessoas vivas.

As principais razões para a recusa das famílias, conforme aponta a Central de Transplantes do Estado da Bahia, são a falta de esclarecimento sobre morte cerebral, crenças religiosas e, principalmente, o desconhecimento do desejo do falecido em vida. Diante desse cenário, a entidade se uniu ao Hospital Geral Roberto Santos para, durante todo o mês de setembro, quando ocorre a campanha Setembro Verde, esclarecer todas as especificidades do processo de doação de órgãos.

Nesse período, a conscientização é feita nas Sessões de Emergências do HGRS, toda terça-feira, das 7h30 às 8h30. A sessão conjunta comemorativa do dia 27 será conduzida pelo diretor-médico do hospital, André Durães, e pela coordenadora estadual de transplantes da Bahia, Rita de Cássia Pedrosa. Apesar de ser voltada para estudantes, residentes e profissionais da área da saúde, a solenidade referente ao Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos será aberta à comunidade.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados