Dissidente venezuelano acusou a existência de “narco-ditadura” no seu país

O dissidente venezuelano Roderick Navarro, integrante do Movimento Rumbo Libertad, afirmou que seu país “vivencia uma narco-ditadura”. O governo de Nicolas Maduro, segundo ele, “está associado ao crime organizado e é uma ameaça para os interesses de segurança nacional do Brasil e de todas as nações da América Latina”. Navarro teve um encontro nesta segunda-feira (4), no Salão Nobre da Câmara Municipal de Salvador, com os vereadores Alexandre Aleluia (DEM) e Cezar Leite (PSDB).

Devido a suas divergências políticas com relação ao governo de Nicolas Maduro, o dissidente está com a prisão decretada no seu país. Ele também denunciou supostas ligações entre o governo venezuelano e grupos terroristas ou fundamentalistas.

Resistência civil

De acordo com Navarro, o governo atual da Venezuela tem ligações com “as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o Hezbollah (movimento fundamentalista islâmico)”. Segundo ele, a presença no Brasil tem o objetivo de “pedir a ajuda das instituições políticas brasileiras para a nossa luta pela liberdade”.

O dissidente também comentou as eleições para a Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela, realizada no último dia 30 de julho e que elegeu 545 representantes no Parlamento Venezuelano. A oposição local realizou protestos e o pleito foi marcado, segundo o Ministério Público local, pelo enfrentamento e morte de dez pessoas.

“A resistência civil na Venezuela orientou as pessoas a não comparecerem às zonas de votação. Portanto, é impossível que a narco-ditadura consiga provar que ocorreram mesmo oito milhões de votos neste processo. As comunidades da América Latina e europeias não reconhecem essa eleição”, avaliou.

O vereador Alexandre Aleluia (DEM) frisou que a intenção da reunião foi denunciar os problemas existentes na ditadura venezuelana: “Para algumas pessoas esse parece um problema distante. Mas Navarro pode nos alertar quais os inúmeros malefícios que uma ditadura pode acarretar a um país”.

O vereador Cezar Leite (PSDB) ressaltou que a visita de Navarro ao Legislativo municipal teve o objetivo de “denunciar a real situação política da Venezuela. Este país vive sob a ditadura de Nicolas Maduro”.
Eduardo Viana e Siqueira Costa Júnior, do Movimento Brasil Livre (MBL), também prestigiaram a entrevista coletiva de Roderick Navarro.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados