Personagens do Folclore ensinam cultura popular a crianças da rede municipal

A magia tomou conta do Centro Municipal de Educação Infantil Hélcio Trigueiro, localizado no bairro de Sete de Abril, na tarde desta quinta-feira (31). Crianças com idade entre dois e quatro anos se fantasiaram de personagens como Saci Pererê e Boi Bumbá para participar de uma série de atividades que faz alusão ao Dia do Folclore, celebrado no último dia 22 de agosto. O projeto “Brincando com o Folclore” visa resgatar a cultura popular e inserir as crianças neste contexto, apresentando a elas histórias e elementos que compõem este universo.

Através deste projeto, foram realizadas diversas ações na unidade durante todo o mês e hoje, finalização do ciclo, um encontro foi promovido com todos os alunos no pátio da escola, onde ocorreram momentos envolvendo encenação e contação de histórias. Professores e funcionários caracterizados integraram o encerramento das atividades como forma de aproximar as crianças das histórias e, através da ludicidade, estimular o desenvolvimento intelectual dos pequenos.

Fantasiada de boneca Emília, personagem épico da literatura de Monteiro Lobato, Joselice Guimarães Bastos, que é coordenadora da unidade escolar, enfatizou que todas as temáticas trabalhadas ao longo do ano culminam em apresentações artísticas. “Entendemos o Folclore como um quebra-cabeça, onde as peças vão se montando através de recursos como a música, lendas, parlendas e personagens. É o que representa nossa cultura, vida e identidade enquanto brasileiros”, destacou.

A gestora reforçou também a importância de estimular momentos de lazer variados para as crianças e o impacto positivo de atividades diferenciadas na formação delas enquanto cidadãos. “Trabalhar com teatro é uma maneira de resgatar nossa cultura, pois as crianças atualmente brincam muito com aparelhos eletrônicos e não tem esse momento de brincar e expandir seu conhecimento através da imaginação. Por conta da idade, eles ainda não conseguem representar, são muito tímidos, mas trazemos os personagens para que eles possam visualizar o que é o teatro e como as pessoas se comportam”, finalizou.

Além da Emília, outros personagens também integraram a festa da criançada como o Boi Bumbá, que foi totalmente construído com a participação dos alunos no CMEI e a Dona Benta, representada por um integrante da unidade. Houve também apresentação das crianças que exibiram suas fantasias de Saci, baianas, Visconde de Sabugosa e Emília, além de máscaras do Boi Bumbá.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados