Sete mil taxistas devem realizar inspeção nos veículos até dezembro

Já está em operação a inspeção que irá verificar os mais de sete mil veículos que são utilizados como táxis em Salvador. O procedimento – que é obrigatório – está sendo realizado na sede da Coordenadoria de Transportes Especiais (Cotae), localizada no Vale dos Barris. A inspeção teve início na semana passada e segue até dezembro, em cronograma de atendimento de acordo com o número do alvará de cada veículo.

Durante o procedimento são analisados os requisitos de padronização, como as faixas coloridas laterais, estado de conservação do automóvel, pneus e itens de segurança, a exemplo triângulo, chave de roda e estepe, além da documentação exigida para que o táxi possa circular na cidade. Além destes procedimentos, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibaetro) também verifica a situação do taxímetro, para garantir que o aparelho esteja de acordo com as normas estabelecidas, dando mais uma segurança para os cidadãos.

De acordo com o titular da Secretaria de Mobilidade (Semob), Fábio Mota, essa inspeção irá possibilitar aos soteropolitanos maior tranquilidade ao utilizar os táxis em sua rotina. “É uma garantia, tanto para os taxistas quanto para os cidadãos de que o carro está com todos os itens de segurança corretos, deixando o carro apto para fazer o transporte das pessoas. Quando a Prefeitura checa os itens, documentos e emite o selo de qualidade, aquele carro está apto, ou seja, ele passou por todos os critérios exigidos pelas legislações municipal, estadual e federal. Além disso, também é analisado o motorista, assim a Prefeitura fica sabendo quem é, se ele tem a qualificação exigida, analisa os documentos pessoais dele e confere os antecedentes criminais. Isso é importantíssimo porque o transporte se torna seguro”, enfatizou o gestor.

Procedimento –

O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. O valor da inspeção é de R$ 79,64, e aquele que não apresentar o veículo na data marcada pagará multa de R$32,95. A expectativa é que sejam vistoriados por dia uma média de cem veículos. No ato da vistoria, os permissionários devem apresentar certificado da última aferição, cartão de identificação, selo GNV, pagamento da contribuição sindical, licenciamento atualizado e licença de veiculação do Engenho de Publicidade em Táxi. Devem levar ainda documentos pessoais como comprovante de residência, carteira de identidade e de habilitação.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados