Em Conceição do Almeida, agricultores recebem cadastro ambiental

Em visita ao município de Conceição do Almeida, nesta sexta-feira (11), o governador Rui Costa entregou 1.128 certificados de Cadastro Ambiental Rural (CAR), que regularizam as famílias que vivem da agricultura familiar, e permitem que os produtores tenham acesso a linhas de crédito e outros benefícios. Rui também participou das inaugurações de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e um Posto de Saúde da Família (PSF), e da entrega de uma ambulância.

O governador revelou se sentir feliz em ver o comprometimento das gestões do interior com a saúde. “A saúde também é uma das prioridades que temos no Governo. Conceição do Almeida agora tem 100% de cobertura de saúde, e esses investimentos são muito mais importantes que os hospitais, porque se a população tem acesso aos cuidados de prevenção, que é o que acontece nos postos de saúde, a gente consegue evitar que as pessoas fiquem doentes. Saúde pública é mais do que curar os doentes, é cuidar da saúde antes, para que cada vez menos se precise de hospital. Esse daqui em especial, é o primeiro que eu vejo que conta ainda com uma horta com plantas naturais que podem ajudar os pacientes. Isso é promover, na cidade, a cultura de cuidar das pessoas”, destacou.

Ainda na ocasião, Rui Costa anunciou que vai equipar postos da cidade com consultórios odontológicos. “Nem todos daqui de Conceição do Almeida possuem. No que precisar nesse sentido, podem contar comigo”, garantiu.

Saúde

Somente na Unidade de Saúde da Família Dr. Guilherme Trindade vão ser atendidas mais de 1.500 famílias, que passarão a contar com a assistência de uma equipe multidisciplinar composta por médico, dentista, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais. São mais de 6 mil pessoas que passam a ser melhor assistidas, contando com uma estrutura que possui consultórios, farmácia, sala de vacinação, entre outros espaços. A unidade começa a funcionar já nesta sexta, com uma equipe composta por mais de 25 profissionais. A nova ambulância vai funcionar como apoio ao atendimento prestado pela unidade e por todo o município.

Para a enfermeira responsável pela unidade, Fernanda Cardoso, o diferencial é o atendimento humanizado. “Vamos atender adultos, crianças, oferecer serviço de pré-natal, preventivo, atendimento odontológico, de curativo e outras assistências. Além disso, também faremos visitas domiciliares, para pacientes acamados que não têm condições de vir até a unidade”, revelou a enfermeira.

Na localidade de São João, na zona rural do município, não é muito diferente com o Posto de Saúde Maria de Souza Sobral. O PSF vai funcionar como uma unidade satélite, concentrando os casos de menor gravidade da região, para que os moradores da zona rural não precisem se deslocar até a sede para ter acesso a serviços básicos de saúde. Respondendo por uma área onde vivem mais de 200 famílias, mais de mil pessoas têm, a partir desta sexta, acesso à saúde mais perto de casa.

Agricultura familiar

Com a entrega, nesta sexta, dos certificados de Cadastro Ambiental Rural (CAR), mais de mil famílias terão acesso a linhas de crédito, de financiamento, e à contratação de assistência técnica de maneira facilitada, entre outros benefícios. Os certificados foram entregues em Conceição do Almeida e Muniz Ferreira. “O Governo está arcando com o custo dos cadastros que vão facilitar muito a vida do pequeno agricultor. Vamos entregar 400 mil, até o ano que vem”, afirmou o governador Rui Costa.

Infraestrutura

Os moradores da sede de Conceição do Almeida também foram beneficiados com cinco mil metros quadrados de pavimentação em paralelepípedo com calçadas, em diferentes vias da cidade. O governador, que estava acompanhado do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner, participou da entrega da obra.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados