SPMJ celebra 11º aniversário da Lei Maria da Penha

Uma programação especial voltada para temáticas femininas está sendo ocorrendo nesta segunda-feira (7), no Hotel São Salvador, no Stiep, em evento que faz alusão ao 11º aniversário da Lei Maria da Penha, promulgada em 2006. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Politicas para as Mulheres Infância e Juventude (SPMJ), o evento tem como objetivo debater aspectos relevantes da lei e sua implementação em Salvador, além da evolução e dificuldades enfrentadas pelas mulheres soteropolitanas em seu cotidiano.

Enfatizando a importância de debater a temática do enfrentamento à violência contra o público feminino, a titular da SPMJ, Taíssa Gama, alertou que um dos principais recursos para combater esse problema é a disseminação de informações. “Nossa intenção é multiplicar essas informações. Escolhemos sempre um público que tenha essa habilidade de ser multiplicador na sua comunidade, no seu ambiente de trabalho ou na sua vizinhança, para que eles levem essas informações para as pessoas e que os casos de violência, se ocorrerem, sejam sempre denunciados”, pontuou.

A programação contou ainda com a palestra da promotora de Justiça e vice-coordenadora da Comissão Nacional Permanente de Combate a Violência Contra a Mulher, Sara Sampaio. Para Sampaio, o país ainda precisa avançar no enfrentamento da violência contra a mulher. A promotora também ressaltou a importância de mobilizar todos os eixos da sociedade. “Para enfrentarmos a violência doméstica não podemos lidar somente com as mulheres. É necessário que toda a sociedade se engaje e que os homens, principalmente, participem deste processo”, afirmou Sampaio.

Na programação especial também foram tratados temas como a diferenciação dos diversos tipos de violência, as etapas para aprovação da Lei Maria da Penha e a força do movimento de mulheres. O historiador Rafael Dantas apresenta ainda um painel com a representação das mulheres ao longo da história, e a atriz Neusa Borges participa de uma roda de diálogo que trata da presença da mulher negra nas artes.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados