Maia indica que Reforma Política deve ser prioridade nas próximas semanas

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou nesta quinta-feira (03) que, após a rejeição da denúncia contra o presidente da República, Michel Temer, a Casa deve retomar sua agenda de votações, como a Reforma Política. Maia, que participou de encontro com investidores em São Paulo, indicou que a Câmara deve priorizar o tema nas próximas duas semanas.

O texto do relator, deputado Vicente Cândido (PT-SP), ainda precisa ser aprovado na comissão especial e, depois, pelos plenários da Câmara e do Senado, para valer para as eleições de 2018. Um dos temas da proposta de Cândido é o que cria o fundo público para financiamento das campanhas eleitorais.

Rodrigo Maia destacou ainda a necessidade de se aprovar a Reforma Tributária. Um parecer prévio foi apresentado pelo relator da matéria, deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), em fevereiro deste ano, e, desde então, o assunto está parado na comissão. O presidente da Câmara disse que pretende retomar o debate para que a proposta avance de forma paralela à Reforma da Previdência, enquanto a base do governo se reorganiza.

“Temos a Reforma Política que vamos tratar nas duas próximas semanas e acho que, paralelo a isso, vamos ver de que forma vamos construir o texto da Reforma da Previdência. Vamos sentar para discutir o tema da Reforma Tributária para andar de forma paralela à Reforma da Previdência. É bom porque o País perde muito em produtividade e segurança jurídica, porque tem um sistema tributário muito complexo, muito difícil, e que gera custos absurdos para o setor privado brasileiro.”

Outro tema abordado pelo presidente da Câmara na entrevista coletiva concedida em São Paulo foi segurança pública. Ele informou que se reuniu com a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado há alguns dias e pediu cinco ou seis projetos prioritários que tivessem como foco o interesse do cidadão e não temas que fortalecessem corporações.

“Menos as corporações, não apenas na área de segurança, mas em todas as áreas. Mas nesse tema, vamos deixar a disputa das corporações, da unificação das polícias, e tantos outros temas para depois. Vamos tratar de temas que podem melhorar a sensibilidade da sociedade, no caso de projetos que endureçam as penas em alguns crimes, como utilização de fuzil, no Rio de Janeiro e tantas outras questões.”

Sobre estabelecer um calendário da Reforma da Previdência, defendido por aliados do Planalto, Maia afirmou que é preciso ver de que forma o texto vai ser construído, mas ressaltou novamente que o governo precisa reorganizar sua base para conseguir votar a proposta.(Rádio Câmara)

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados