Hemoba realiza coleta de sangue em academias de Salvador

Uma parceria entre a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) e a rede de academias Hammer está transformando os espaços de bem-estar e cuidado com a saúde em locais de doação de sangue. A unidade da Barra, na Rua Marquês de Caravelas, transformou uma sala de ginástica em centro de coleta e recebe alunos da academia e outros doadores da região até esta terça-feira (11). A ação vai percorrer outras unidades da rede até o próximo dia 27.

Aluno da academia da Barra, o engenheiro químico Alexandre Aragão, 41 anos, aprova a iniciativa.“É importante porque a maioria das pessoas está na correria e, para alguns, o Hemoba fica distante. Isso aqui já é um espaço de esporte. Como a gente já sabe da importância da doação e que os bancos estão vazios, essa ação já facilita para quem quer doar”, comenta.

A servidora federal Roberta Ríbica também decidiu fazer a boa ação nesta segunda (10). “Eu moro aqui no Corredor da Vitória, vi no Instagram que a Hemoba estaria aqui hoje e aproveitei para doar sangue. Para mim foi bom, porque eu já sou doadora, mas não doava há mais de um ano. Às vezes a distância e o tempo para ir até o Hemoba dificultam. A vinda até aqui facilitou para mim e para muita gente”. A fundação alerta que o doador não pode malhar no mesmo dia da doação.

Um único doador de sangue pode salvar até quatro vidas. A parceria da Hemoba com empresas, universidades e outras instituições busca fortalecer o estoque de sangue para todo o estado. Segundo a coordenadora de captação, Iara Matos, as instituições interessadas em parcerias devem formalizar o pedido pelo telefone (71) 3116-5643 ou pelo e-mail [email protected]. “Os pré-requisitos para a empresa ser atendida são: ter a iniciativa e ter espaço adequado para montar o posto de coleta ou receber a unidade móvel”, explica.

O diretor do grupo Hammer, Alexandre Pandolfi, afirma que não houve dificuldade para acionar a Hemoba. “Foi muito fácil. A gente fez o convite e adequamos nossas unidades para atender às especificações desse projeto. Aqui [na Barra], recebemos o hemocentro dentro de uma sala de ginástica e, nas outras cinco unidades, vamos receber o Hemóvel. A expectativa é muito grande. Nós lançamos uma lista de presença para alunos e funcionários. O engajamento é completo e também abrimos para a comunidade no entorno. O interesse é trazer a sociedade para junto da iniciativa”.

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, apresentar um documento com foto, pesar mais de 50 kg e estar bem de saúde. O cantor Berguinho, da banda Seu Maxixe, é aluno da academia da Barra, mas não pôde doar. “Eu fiz uma tatuagem há menos de um ano e não passei na triagem. Mas é importante fazer a doação. Convoco todo mundo para vir aproveitar a oportunidade”.

Calendário da ação

Dias 10 e 11: unidade Barra (Rua Marquês de Caravelas);
Dias 12 e 13: unidade Patamares (Avenida Otávio Mangabeira, nº 9075);
Dias 17 e 18: unidade Rosas (Rua das Rosas, nº 418, Pituba);
Dias 19 e 20: unidade Pará (Rua Pará, nº 427, Pituba);
Dias 24 e 25: unidade Stella Maris 2 (Alameda Dilson Jatahy Fonseca, nº 917);
Dias 26 e 27: unidade Stella Maris 1 (na Rua Capitão Melo, S/N. Quadra H, Lote 4).

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados