Casos de otite aumentam no inverno

Os dias mais frios e chuvosos do inverno podem desencadear casos de gripes, resfriados e infecções de garganta que, se não tratadas corretamente, podem causar a otite média, popularmente conhecida como infecção do ouvido.

“A otite média ocorre quando a infecção atinge uma parte atrás da região timpânica. A incidência é maior em crianças, pois nessa fase, a tuba auditiva, que é o canal que liga a orelha média à rinofaringe, ainda é pequena e mais retificada, diferentemente dos adultos. Isso favorece o escoamento das secreções para essa região, que pode ser decorrentes tanto das gripes e resfriados, como da fabricação de secreção pela própria orelha média”, explica a otorrinolaringologista Clarice Saba.

Ainda de acordo com a especialista, 40% dos atendimentos realizados nesse período são de crianças com otite média e os sintomas podem ser facilmente identificados pelos pais. “Normalmente, elas apresentam dor de ouvido, febre, irritabilidade, falta de apetite, choro constante no caso dos bebês e em algumas situações podem ocorrer vômitos, diarreiras e pus na região externa do ouvido”.

Clarice Saba alerta que, ao perceber alguns desses sintomas, os pais devem levar os filhos ao médico otorrinolaringologista imediatamente para evitar que a situação se agrave. “Após a avaliação, o médico irá indicar o tratamento adequado que poderá incluir, entre outras coisas, o uso de analgésicos”.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados