Ireuda Silva solicita ao Governo do estado a reabertura dos Pontos de Cidadania e recontratação dos ex-servidores.

A vereadora Ireuda Silva (PRB) criticou duramente o encerramento das atividades dos Pontos de Cidadania, que atendiam indivíduos em situação de rua e funcionavam em dois postos na capital baiana: um no Comércio e outro na Sete Portas. O fechamento motivou protestos, na última quarta-feira (14) de funcionários e de pessoas que recebiam atendimento. Diante disso, Ireuda protocolou na Câmara Municipal de Salvador (CMS) um projeto de indicação ao governador Rui Costa (PT) para que ele reative os Pontos de Cidadania e recontrate os ex-servidores do projeto, que era financiado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado.

“Um governo que se diz tão preocupado com a saúde e a promoção da igualdade não pode negligenciar um fato tão grava que foi o encerramento dos Pontos de Cidadania, que foram de suma importância para garantir o mínimo de dignidade a moradores de rua e a usuários de substâncias psicoativas. Um Estado que de fato está comprometido com os direitos humanos, com a segurança e o bem-estar social não permite que um projeto tão vital morra de maneira tão banal”, diz a republicana, que também apela ao secretário Carlos Martins.

A pasta informou que o Programa era financiado com o auxílio de recursos federais, mas precisou ser encerrado por conta do corte de verbas do Executivo. Diante disso, Ireuda diz ainda que se compromete a abrir diálogos dentro da Câmara Municipal, na Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) e na esfera estadual para manutenção, reativação dos pontos de cidadania e cobrar o montante de R$ 1 milhão liberado pelo Governo Federal para a expansão do projeto, e que o Governo estadual deixou voltar. “Isso é um absurdo para o qual não podemos fechar os olhos. Será que o problema se resumia à falta de recursos ou à má gestão dos mesmos?”, questiona a vereadora, que protocolou um projeto que indica a reativação dos pontos de cidadania e recontratação dos servidores.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados