Sessão especial discute desafios da educação em Salvador

Através de uma iniciativa do presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, vereador Sílvio Humberto (PSB), ocorreu nesta segunda-feira (12), no Plenário Cosme de Farias, uma sessão especial com o tema “Educação, Currículo e Formação – Desafios Contemporâneos”. A atividade também foi alusiva ao Dia Nacional da Educação, celebrado em 28 de abril.

O vereador Sílvio Humberto afirmou que a intenção do evento foi reunir acadêmicos e gestores do setor. Nosso propósito foi juntar “pessoas que acreditam no poder transformador da educação”. Segundo o parlamentar, nosso compromisso é “por uma educação pública de qualidade”.

Ele teceu críticas pontuais à educação municipal. “Faltam fardamentos em diversas escolas e notamos problemas na merenda”, afirmou o vereador.

Um dos temas discutidos foi a “adoção de um currículo com respeito aos grupos étnicos”, conforme pontuou Tarry Cristina, especialista em Pedagogia Clínica Institucional e gestora da Escola Municipal Tertuliano Góes.
A Lei Federal nº 11.645/08 (que modificou a lei original sobre o tema – Lei nº 10639/03) torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana em todas as escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

Missão

Um dos colégios que conta com projeto pedagógico com essa orientação é a Escola Estadual Eduardo Brandão Correia. “Temos como missão executar o currículo contextualizando com a cultura afro-brasileira. O objetivo é incentivar a autoestima dos alunos afrodescendentes”, afirmou a gestora do colégio Firmina Viterbo. No mês de novembro, por exemplo, quando é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra (20), a escola realiza diversas ações alusivas à data. A atividade é intitulada “Novembro Negro”.

Além dos citados, participaram da mesa de trabalho da sessão especial os educadores Roberto Sidnei Macedo, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), e Teresinha Fróes Burnham, também docente na mesma instituição.

Assim como Tarry Cristina e Firmina Viterbo, os outros presentes da mesa de trabalho foram homenageados pelo mandato de Sílvio Humberto com uma placa de mérito pelos serviços prestados à educação. Também foi contemplada com uma medalha a pedagoga Rita Santa Rita.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados