Passeio ciclístico encerra ações do Maio Amarelo em Salvador

As ações do Maio Amarelo, iniciativa da Transalvador que busca sensibilizar os cidadãos soteropolitanos para a necessidade de reduzir as mortes no trânsito, foram encerradas na manhã deste domingo (28) com a realização do 1º Passeio Ciclístico da autarquia, fruto de parceria com a Empresa Salvador Turismo (Saltur), por meio do Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB), Associação dos Bicicleteiros do Estado da Bahia (Asbeb) e Nutricash.

O roteiro do evento consistiu em pedalar por 8,7 quilômetros, saindo da sede do órgão, nos Barris em direção ao Farol da Barra, a partir das 8h. A atividade contou com cerca de 150 participantes inscritos, tendo um número significativo de mulheres participando.

As atividades foram abertas com muita música, ao som da banda da Guarda Civil Municipal, tocando desde clássicos da MPB, transitando entre Caymmi e Adoniram Barbosa, chegando até sucessos internacionais, como Michael Jackson. Para os amantes do pedal que estavam sem as magrelas, o Movimento Salvador Vai de Bike disponibilizou 30 “Laranjinhas” para que ninguém deixasse de participar do evento.

Microempresária e atleta de corridas de rua, Simone Reis, de 46 anos, já pratica o esporte há mais de uma década. “Comecei a pedalar por pura diversão e para manter a forma. Integro diversos grupos, de modo que a atividade já está inserida como prioridade em minha vida. Esta ação do Maio Amarelo é muito importante para promover o encontro entre as agremiações de ciclistas, bem como alavancar campanhas voltadas para a segurança no trânsito. É preciso ainda que haja mais integração com os motoristas para discussões e acertos em relação ao respeito mútuo, que ainda é pouco praticado, em especial quando se fala de ciclistas que pedalam à noite”, diz.

Números – As ações de cunho educativo e voltadas para a segurança no trânsito desenvolvidas pela Transalvador apresentaram resultados significativos nos últimos anos. Em 2015, foram registrados 144 acidentes, com 129 feridos e seis mortos nas avenidas e ruas da capital baiana. No ano passado, este número caiu para 128 registros de incidentes com 128 feridos e uma morte. Em relação à infraestrutura voltada exclusivamente para os ciclistas, Salvador já possui 190 quilômetros de vias específicas – entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas – para os amantes do pedal.

“Este evento fecha as atividades do Maio Amarelo, onde as ações estiveram voltadas para a conscientização acerca da segurança no trânsito e da importância da direção responsável. Hoje, Salvador é uma cidade muito bem posicionada nacionalmente no que diz respeito à redução de acidentes fatais, que, aliás, é uma meta nossa desde o início da gestão. A ideia é melhorar ainda mais os números relativos a esses incidentes, que são alarmantes em todo o mundo. Salvador tem feito o dever de casa e os números demonstram que o trabalho está sendo executado com foco no cidadão, numa linha correta e que hoje é referência”, destaca Fabrízzio Muller, superintendente da Transalvador.

Maio Amarelo – Desde o início do mês, a Transalvador realiza uma série de atividades educativas e campanhas nas redes sociais, a fim de sensibilizar os cidadãos soteropolitanos para a luta pela redução de mortes no trânsito. O Maio Amarelo coloca em pauta o tema segurança viária e mobiliza os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para promover ações que reduzam a violência no trânsito.

Salvador Vai de Bike – O Movimento Salvador Vai de Bike existe há três anos e, nesse período, mais de 60 eventos já foram realizados em prol de temas relevantes para a sociedade. “Esta iniciativa foi criada justamente para implantar em Salvador uma nova consciência sobre a importância do uso da bicicleta no município. Então, a Prefeitura tem investido sistematicamente em infraestrutura cicloviária da cidade, como também em processos de mobilização em torno do estímulo da utilização deste veículo como meio de transporte, bem como os equipamentos compartilhados, associando as bikes a todos os grandes eventos ocorridos na capital baiana. Existe ainda, em conjunto com os demais órgãos municipais, um trabalho de conscientização junto a motoristas de ônibus em relação à segurança, dentre outras atividades”, explica Isaac Edington, presidente da Saltur, órgão gestor do MSVB.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados