Prefeitura promove doação de mudas no Parque da Cidade

Visitantes que estiveram no Parque Joventino Silva, mais conhecido como Parque da Cidade, na manhã deste sábado (27), foram agraciados com mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, prontas para plantio imediato – como o Ipê Amarelo e a Pitangueira. Simultaneamente, mudas foram entregues também no Parque das Dunas. A iniciativa ocorre em celebração ao Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio), e é mais uma ação educativa da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis) para conscientizar a população da necessidade de preservação deste importante ecossistema.

Visitante assíduo do Parque da Cidade, o fotógrafo Márcio Luís Andrade, 36, ressalta a importância de iniciativas semelhantes para a preservação do meio ambiente. “É com ações desse tipo que podemos ampliar esse trabalho de preservação do Meio Ambiente. Não se trata de fazer grandes gestos, mas com essas pequenas coisas é possível revitalizar áreas urbanas que já estão degradadas e contribuir para que haja algum futuro para o planeta”, ressalta.

Esta também é a linha de pensamento da estudante Jamile Santana, de 24 anos, que, durante a ação, realizava ações panfletárias no local relativas à valorização da mulher, dentre outras questões. “Este é um movimento importante para a cidade e para a conservação do que restou de nosso meio ambiente. Não é a primeira experiência do tipo que acompanho a Prefeitura realizar. E isso teve impacto positivo em mim, pois passou a ser algo que já reproduzo em minha comunidade, com a ajuda de amigos e vizinhos. Entendo a ação como uma forma de devolver a vida à cidade, incentivando o cultivo e a preservação das árvores nativas”, explica.

“A Mata Atlântica é o principal bioma de Salvador, sendo recordista de espécies nativas. Entretanto, o próprio cidadão soteropolitano desconhece essa biodiversidade. Então, o objetivo desta atividade – assim como outras tantas que realizamos ao longo do ano – é apresentar essas árvores nativas à população, para torná-las cada vez mais conhecidas na capital baiana”, diz o secretário André Fraga, titular da Secis.

Dicas – De acordo com a organização da atividade, as mudas de Ipê Amarelo e Pitangueira – árvores de porte médio – distribuídas neste sábado já estão aptas para o plantio. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados referentes ao local onde as árvores crescerão e seu manejo, de forma a garantir um crescimento pleno e sem prejudicar construções ou a rede elétrica do entorno.

Os espécimes distribuídos hoje necessitam de espaço amplo para crescer, podendo ser plantados em covas de médio porte, cobertas com terra orgânica e adubo, além da necessidade diária e água. Seguindo essas regras, a previsão para a floração dos Ipês e o nascimento das primeiras pitangas é de aproximadamente um ano após o plantio diretamente no solo.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados