Jovens de Itinga iniciam atividades no Corra pro Abraço

Cerca de 50 jovens selecionados para participar das atividades do Programa Corra pro Abraço no bairro Itinga, em Lauro de Freitas, começaram a frequentar nesta semana a sede da iniciativa na comunidade. A intenção é de que nos primeiros encontros a equipe trabalhe com os jovens temas referentes aos contextos sociais de vida dos participantes, moradores de locais em situação de vulnerabilidade social em decorrência dos altos índices de violência. Por meio de debates sociopolíticos e uso de recursos da arte educação, como canções e poemas, os participantes podem estabelecer vínculos mais efetivos com os profissionais para então iniciarem a compartilhar as adversidades encontradas nos seus cotidianos, bem como os seus sonhos e traçarem alternativas para o desenvolvimento de seus projetos de vida.

Na manhã desta quarta-feira (17) ocorreu o terceiro encontro e os jovens contaram como foram marcantes os primeiros momentos. “Fui dormir pensando na frase ‘às vezes eu falo com a vida, às vezes é ela quem diz. Qual a paz que eu não quero conservar para tentar ser feliz? ’”, contou um dos beneficiários sobre a leitura da canção “A Minha Alma” da banda O Rappa. Ele compreendeu como essa letra se conecta com sua própria realidade. Já outro disse que o programa alimenta a sua mente e evita que faça “coisas erradas”. Palavras como “feliz”, “intelectual”, “contente” foram utilizadas pelos jovens para enfatizar as sensações sentidas por eles que também construíram um mapa para a identificação dos pontos de encontro e espaços de lazer ofertados, ou não, no município à juventude.

Ainda nesta manhã, a Supervisora do Corra pro Abraço em Itinga, Luísa Saad se reuniu com o Secretário de Educação do Município, Paulo Gabriel, para contar o histórico do programa e os critérios da seleção destes jovens. “A ação tem como objetivo prevenir ou afastar os jovens de contextos de violência e promover o resgate da autoestima e incentivá-los enquanto multiplicadores. Pretendemos possibilitar mudanças positivas nas vidas destes jovens, na maioria negros, que estatisticamente estão morrendo por conta da violência, mas podem ter outras trajetórias”, destacou a historiadora.

Na sequência Paulo Gabriel visitou as instalações da sede do programa em Itinga e assistiu a oficina com os jovens. Ele garantiu o acesso liberado nos transportes escolares do município, no intuito de contribuir com o deslocamento deles para participarem das atividades. A identificação nos transportes se dará por meio do fardamento e apresentação de carteirinha com foto. Gabriel destacou ainda o interesse do governo municipal em apoiar mais a ação e o desenvolvimento destes jovens.

“A gente está num esforço grande para construir coisas novas em Lauro de Freitas. É dialogando em espaços como esse que vamos avançar.Estamos elaborando o projeto Universidade de Verão e estes jovens poderiam participar como monitores em janeiro de 2018 e seguirem, se possível, no planejamento de edições futuras”, enfatizou o Secretário de Educação.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados