Fátima Nunes parabeniza Itapicuru

Uma moção de congratulações e aplausos ao município de Itapicuru, que completou 289 anos de emancipação política sexta-feira, dia 28 de abril, foi apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia pela deputada estadual Fátima Nunes (PT). Esta foi uma das formas que a parlamentar encontrou para homenagear os munícipes pela data festiva.
Itapicuru é um dos municípios mais antigos de Estado. Está localizado na fronteira com a Bahia e Sergipe, a 220 km da capital baiana. Seu nome é de origem tupi e significa “laje caroçuda”. O município guarda riquezas minerais e históricas do nosso país, tornando-se conhecido pela qualidade terapêutica de suas águas termais. Passaram por suas terras figuras históricas emblemáticas como Antônio Conselheiro; Lampião e o Barão de Jeremoabo.

O município abriga imóveis como o casarão de Camuciatá e seu acervo, tombados pelo Patrimônio Histórico e o objeto de um projeto para tornar-se Museu do Nordeste da Bahia. “Estou muito feliz em prestar essa grande homenagem a Itapicuru, que no decorrer de sua história teve seu território desmembrado para formar os municípios de Jeremoabo (1831), Rio Real (1880), Olindina (1958) e Crisópolis em 1962, localidades pelas quais tenho muito apreço e respeito à população”, disse

A cidade possui uma economia agrícola e comercial, que se intensificam na feira livre realizada às sextas-feiras. No setor de lazer, Itapicuru abriga o Balneário Termal, que atrai turistas que optam pelo contato com a natureza, as alternativas terapêuticas das águas termais ou apenas aproveitar o lugar agradável, que proporciona descanso e boa culinária regional. “É uma rica fonte histórica tanto para a Bahia quanto para todo o Brasil”, completou a deputada.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados