Antonio Henrique se congratula com Lira Angicalense

O deputado Antonio Henrique Júnior (PP) apresentou moção de aplausos na Assembleia Legislativa em comemoração ao centenário da Casa de Música Lira Angicalense, que ocorre hoje, 3 de Maio. Sua população é estimada em quase 15 mil habitantes e fica localizada no oeste baiano, a 886 km da capital e a 40 km de Barreiras. Angical é conhecida na Bahia pela sua cultura local, que além da música promove diversos eventos folclóricos.

A Lira Angicalense foi fundada pelo maestro Duralmerindo Bandeira Coité, mais conhecido como “Mureco”, em 3 de Maio de 1917. Desde a sua construção a Lira sempre foi voltada para o desenvolvimento da música entre jovens, através do ensino gratuito e de doações de instrumentos aos alunos carentes.
“Precursora da cultura no município de Angical, a casa de música já formou e exportou para todo o território nacional músicos de incontestável qualidade.” disse o autor da homenagem. “É importante ressaltar a sua importância, por ter participado das festividades como a fundação de Brasília, a convite do presidente Juscelino Kubitschek”, lembrou o parlamentar.

A Lira também foi documentada pela sétima arte através dos filmes Avante Camarada da cineasta francesa Micheline Bondi; e Memória de Angical, do diretor Pola Ribeiro. Após a morte do seu fundador, a maestria da Lira ficou a cargo de seu neto Durvalmerindo Neto, que mantém ativa a escola, onde faz parceria com as unidades de ensino municipais dentro do programa “Música nas Escolas”, que atualmente abriga mais de 40 músicos entre 10 a 13 anos.

“Desta forma, sua significância merece ser parabenizada e, através dessa moção, congratulo-me com Durvalmelino Neto e toda a população do município de Angical, por manter viva essa instituição secular que retrata de forma brilhante a cultura do Estado da Bahia”, disse o deputado.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados