Rogéria Santos quer criar “Mês de Combate ao Suicídio”

A vereadora Rogéria Santos (PRB) quer criar em setembro, no calendário da cidade, a campanha “Mês Municipal de Combate ao Suicídio”, por meio do Projeto de Lei nº 226/17. A ação tem a finalidade de promover princípios de conscientização e valorização da vida.

Considerado pela vereadora como “um comportamento extremamente autodestrutivo, motivado pelo estado psicológico da vítima”, o suicídio tem se tornado uma questão nacional por conta dos registros de 25 ocorrências por dia, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Rogéria Santos relaciona o suicídio com a questão da saúde pública: “A OMS declara que a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e também social”.

Diz ainda que a Carta Magna, no artigo 196, descreve a saúde como direito de todos e dever do estado garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e de outros agravos. “Como legisladora, busco reduzir este mal”, afirma Rogéria Santos.

A data municipal prevê campanha de conscientização, alerta, tratamento e ações educativas nas redes de ensino municipal e particular. O mês de setembro foi escolhido porque no dia 10 é comemorado mundialmente o “Dia de Combate ao Suicídio”.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados