Porto Seguro sedia 9ª edição dos Jogos Indígenas

Começa nesta quarta (19) e termina no próximo domingo (23), a 9ª edição dos Jogos Indígenas Pataxó 2017, na Arena Boca da Barra, Orla Norte de Porto Seguro, sempre de 8h às 22, com entrada gratuita. O evento terá a participação das 20 aldeias de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália e etnias convidadas, contando com mais de mil atletas, disputando modalidades como arco e flecha, zarabatana, arremesso de takape, canoagem, corrida com tora, entre outras. Além das competições esportivas, haverá ainda apresentações culturais, fórum social e feira de artesanato.

A intenção dos jogos é permitir que as comunidades indígenas possam interagir entre si e com a sociedade, promovendo e disseminando a cultura, além de fortalecer o respeito, a valorização das diferenças reconhecendo o direito à igualdade.

O coordenador de Políticas para os Povos Indígenas da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Jerry Matalauê, explica que a proposta do evento é o resgate da identidade cultural indígena. “Os Jogos aproximam a comunidade indígena com a sociedade, garantindo com que todos conheçam a riqueza da sua cultura e sua história de luta”, enfatiza o coordenador.

Também durante o evento será a realização da 5ª Jornada de Agroecologia da Bahia. Com o tema “Terra e Território: natureza, educação e Bem Viver”, a jornada reunirá Povos Indígenas, Quilombolas, Sem Terras, Agricultores e outros representantes da temática para realização de plenárias, oficinas práticas, mostra de filmes e rodas de conversa.

Nesses dois anos de atuação da SJDHDS, os Povos Indígenas conseguiram mais representatividade no Estado com a criação da Coordenação de Políticas para os Povos Indígenas e do Conselho Estadual dos Direitos do Povo Indígenas, que atuam para promoção e criação de políticas públicas dessa população.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados