Heber luta para aumentar o número de adoções na Bahia

Com o objetivo de aumentar o número de adoções de crianças e adolescentes na Bahia, o deputado estadual Heber Santana (PSC) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia projeto de lei que institui a semana Estadual da Adoção de crianças e adolescentes, a ser realizada anualmente, tendo início no dia 25 de maio – Dia Nacional da Adoção. “Pretendemos com essa proposição estimular que mais pessoas se habilitem como adotantes, ao tempo em que pretendemos também em parceria com o Ministério Público e o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, criar condições que possibilitem uma desburocratização nos processos de adoção. A criação da Semana Estadual da Adoção tem tal desiderato”, afirmou o deputado.

Segundo a justificativa do projeto de lei, a proposta tem como foco promover a reflexão sobre o assunto de tamanha importância para uma grande parcela de crianças que não tem acesso à família, educação, escola, e outros direitos, tornando-se essa Semana Estadual da Adoção, um alento para que tal situação possa melhorar.os problemas encontrados pelas famílias interessadas em adotar uma criança ou adolescente.

Heber Santana explica que o processo para que uma criança ou adolescente esteja apta para a adoção não é simples: Primeiro ela precisa ser destituída de sua família de origem, o que leva tempo, já que todas as possibilidades de devolvê-la à convivência familiar devem ser tentadas. Com isso a criança vai se desenvolvendo nos abrigos a espera de uma definição e “envelhece” sem ser adotada. “Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) feito em 2004 em 580 abrigos do país revelou que 87% das crianças não estavam aptas a adoção porque continuavam legalmente ligadas aos pais, criando mais um obstáculo à adoção”, completou.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados