Mulheres de Salvador contarão com infocentro gratuito para capacitação profissional

Dentro das comemorações pelos 468 anos de Salvador, a população feminina da cidade ganha um presente especial com a futura implantação, pela Prefeitura, de um Centro de Inclusão Digital e Informação Cidadã para a Mulher. A assinatura do convênio para que a cidade receba os recursos voltados à implantação da iniciativa foi assinado nesta quinta-feira (30), no Palácio Thomé de Souza, com as presenças do prefeito ACM Neto; da ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois; da secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes; da deputada federal Tia Eron; e da secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Taissa Gama, dentre outras autoridades.

Os recursos, na ordem de R$1,6 milhão, são fruto de emenda parlamentar da deputada Tia Eron. Com projeto em fase de desenvolvimento pela SPMJ, o infocentro será voltado para a capacitação de mulheres, inclusive as que estão em situação de risco. A intenção é proporcionar ao público feminino o acesso à informação com a temática de gênero e raça/etnia, oferecendo cursos para utilização de ferramentas tecnológicas.

“Será uma casa de assistência aberta a mulheres e que, a depender da demanda, poderá ser necessário fazer um processo de seleção. A ideia é possibilitar a inclusão digital desse público e que, através das ferramentas digitais, elas possam ter um referencial na busca pelo emprego”, pontuou o prefeito ACM Neto.

Além da implantação do infocentro, os recursos também possibilitarão a realização de outras ações voltadas para as mulheres. Dentre elas estão a capacitação feminina, promoção de feiras de cidadania da mulher e ações temáticas destinadas ao empoderamento feminino, além da estruturação da SPMJ e do Conselho Municipal da Mulher.

A ministra Luislinda Valois ressaltou a importância da iniciativa, principalmente pelo fato da mulher no Brasil ainda enfrentar muitos preconceitos. “Desejo que as mulheres tenham mais liberdade no mercado de trabalho e acesso a uma educação de qualidade”. Já a secretária nacional Fátima Pelaes salientou que são necessárias ainda mais ações como essa, para que o Brasil possa sair do 5º lugar no ranking mundial em violência contra as mulheres. “Temos que garantir que essas mulheres tenham autonomia econômica, principalmente nas atividades que não são consideradas femininas. Precisamos trabalhar cada vez mais a igualdade”, completou.

Balanço – No evento, o prefeito ACM Neto aproveitou para relembrar as principais ações realizadas pela administração municipal, desde 2013, em prol dos direitos das mulheres. Uma delas foi garantir a continuidade das atividades do Centro de Referência Loreta Valadares (CRLV), nos Barris, para atendimento e orientação psicológica, jurídica e social a mulheres vítimas de violência. Além disso, também foi implantada a Casa de Acolhimento à Mulher, na Ribeira, para abrigamento daquelas em situação de violência.

No âmbito da política pública, o tema da mulher também foi elevado de superintendência para secretaria, por entender a necessidade de realizar ainda mais ações para a população feminina. Além disso, outras iniciativas também colaboram para que as mulheres tenham maior liberdade e direitos garantidos, como a ampliação para 40 mil o número de vagas na Educação Infantil, a realização do programa Primeiro Passo e a prioridade do título de posse do terreno para as mulheres, dentro do programa Casa Legal.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados