Certificados de regularização ambiental rural são entregues em Itaberaba

Obter a regularização ambiental do imóvel foi uma grande conquista para o agricultor José Oliveira, 81, morador da comunidade rural Testa Branca, no município de Itaberaba. Ele faz parte do grupo de 122 beneficiários que receberam, na manhã dessa sexta – feira (24), certificados para agricultores familiares que fizeram o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais do Estado da Bahia (Cefir). “Estou com a situação regularizada, minha terra protegida, e, graças a Deus, posso continuar cuidando da minha pequena plantação de abacaxis”, comemorou o agricultor. A cerimônia, que contou com a presença da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), foi realizada no stand da Secretaria de Agricultura, na Praça dos Coqueiros, e integrou os festejos dos 140 de Emancipação Política do município.

Representando o secretário da Sema, Geraldo Reis, a assessora Luciana Santos, parabenizou o trabalho coletivo em prol da ação, e falou sobre os benefícios que os agricultores adquirem com o Cefir. “ O esforço conjunto da Sema, prefeitura municipal, sindicato rural e lideranças resultou na realização de 901 cadastros, uma conquista importante para a formação de um banco de dado que vai nortear a implementação de políticas pública na áreas da agricultura, aquicultura e preservação do meio ambiente”.

A valorização do imóvel e a possibilidade de acessar créditos agrícolas são outros benefícios que os agricultores adquirem com o Cefir. De acordo com o secretário de Agricultura de Itaberaba, Fabrício Martinez,será necessário que outros agricultores tenham acesso ao serviço, visto que, a cidade possui uma população rural formada por em 12.500 pessoas que sobrevivem da agricultura familiar. “ A meta é fazer um termo de cooperação técnica com a Sema para inserir novos beneficiários, capacitar as equipes para o cadastramento no Cefir, além de desenvolver ações de meio ambiente no município”.

O Cefir é obrigatório, gratuito e de natureza declaratória, conforme determina o Código Florestal Brasileiro, de 2012, e no Estado da Bahia, corresponde ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). A gratuidade do Cadastro foi comemorada pelo presidente da Associação Comunitária do Vitório, Luis Davi Santos, que conseguiu fazer a inscrição de 82 agricultores da comunidade Vitório. “Hoje é um dia para comemorar porque essas pessoas não teriam condições de pagar R$ 300 para regularizar as suas propriedades”.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados