Projeto propõe vigilantes femininas em agências bancárias

A vereadora Marta Rodrigues (PT) apresentou, na Câmara Municipal, projeto de lei que torna obrigatória a contratação de vigilantes femininas nas agências bancárias da capital baiana. A proposta visa proteger as mulheres nos estabelecimentos, onde são eventualmente submetidas a revistas e abordagens. Além disso, objetiva promover aumento no número de vagas de empregos.

A agência que tiver mais de um vigilante masculino será obrigada a contratar no mínimo uma vigilante do sexo feminino. “É comum nesses estabelecimentos a presença de apenas vigilantes homens, ocasionando, assim, situações constrangedoras, uma vez que as mulheres muitas vezes carregam consigo artigos de sua intimidade”, explica Marta.

Estatísticas

Se for aprovado, o projeto vai ajudar a amenizar os danos causados pelo desemprego em Salvador, capital do Brasil com o maior número de pessoas sem trabalho, diz a vereadora. Segundo Marta Rodrigues, a situação atinge em sua maioria as mulheres negras, que equivalem a 54% do total de desempregados e sofrem com preconceitos de gênero e raça.

Para ela, é importante que a intimidade e a moral do público feminino sejam preservadas, evitando situações de constrangimento, em que uma mulher tenha que ser revistada ou ter a intimidade dos pertences que carrega violada por um vigilante.

Dados do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) revelam que o índice de pessoas sem trabalho, seja com carteira assinada ou não, subiu de 18,7% em 2015 para 24,1% em 2016. Isso significa um total de 456 mil pessoas desempregadas, o que equivale a um aumento de 111 mil de 2015 para o ano passado.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados