Sindicalistas criticam Reforma da Previdência na Tribuna Popular

O democrático espaço reservado à participação do povo durante as sessões ordinárias, a Tribuna Popular, foi utilizado por representantes de sindicatos na tarde desta segunda-feira (13), no plenário da Câmara Municipal de Salvador. A diretora da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Kalila Marinho, e a coordenadora da Central Única dos Trabalhadores (CUT-BA), Lucíola Conceição, criticaram o projeto da Reforma da Previdência, que tramita no Congresso Nacional.

A consequência da proposta para as mulheres foi destacada por Kalila Marinho. “É fundamental a importância de todos os trabalhadores nesta luta. Temos a obrigação de contribuir com esse projeto, que pode impactar tanto na vida dos brasileiros. A mulher será a primeira a passar pelos malefícios dessa Reforma da Previdência”, lamentou.

A representante da CUT-BA também se posicionou contrária ao projeto. “A reforma tende a aumentar a jornada de trabalho e diminuir a hora do almoço. Precisamos ficar atentos às propostas que trarão grandes prejuízos se forem aprovadas. Tratar igualmente as mulheres, não considerar a dupla ou tripla jornada que fazemos, é um retrocesso”, afirmou.

Repercussão

Após as falas das representantes sindicais, o espaço foi aberto para que os vereadores comentassem sobre a Reforma da Previdência.

A vereadora oposicionista Aladilce Souza (PCdoB) concordou com as sindicalistas. “A Reforma da Previdência não pode ser jogada nas costas das mulheres. Essa legislação quer acabar com a previdência pública”, opinou.

Já o governista Cezar Leite (PSDB) acredita que o projeto precisa ser discutido. O legislador criticou os governos de Dilma Rousseff e Lula por não promoverem o debate. “Foi uma enorme irresponsabilidade do PT não fazer essa discussão. O governo federal ficou 13 anos no poder e não fez. Acho que não é a melhor das reformas, mas o tema precisa, sim, ser debatido com a população para que encontremos uma solução”, rebateu.Foto: Antônio Queirós

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados