Larissa Luz, Tássia Reis e MC Carol comandam Trio Elétrico Respeita As Minas

Campanha integra ações informativas e trio elétrico pipoca para conscientizar por meio da música e ativismo para enfrentar a violência contra a mulher

Além de ser palco da alegria, o carnaval será espaço para combater a violência contra as mulheres com a Campanha “Respeita As Mina”, que tem como principal destaque o trio elétrico puxado pelas cantoras Larissa Luz, MC Carol e Tássia Reis, na segunda-feira de Carnaval, no Circuito Osmar / Campo Grande, a partir das 17h. Realizada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo do Estado da Bahia, em parceria com a Maré Produções Culturais, com patrocínio da Bahiagás, a iniciativa visa chamar atenção para as práticas de assédio tão comuns no período do carnaval e diversas expressões da violência de gênero, banalizadas durante a festa.

Além do trio elétrico pipoca e do recado dado pelas três cantoras negras, absolutamente engajadas e com atuação politizada em suas músicas e posturas empoderadas, a Campanha Respeita As Mina conta com um material informativo construído com linguagem leve e direta para sensibilizar a população contra a violência e o assédio contra as mulheres, bem como orientações de como denunciar situações de agressão.

Larissa Luz assume a direção artística do Trio Respeita As Mina, que traz um repertório especialmente selecionado para o desfile, onde a força da mulher brasileira será evocada assim como a urgência da pauta da igualdade dos direitos. Sem perder a alegria nem o rebolado, as artistas dosarão intervenções ao longo do percurso para falar sobre assédio, seus tipos e nuances, trazendo informações sobre as formas, nuances e ajudando ao público a reconhecer as situações, que frequentemente parecem confusas ou invisíveis no cotidiano. Tudo isso com uma interessante fusão de ritmos, já que teremos três artistas de trajetórias musicais bastante distintas.

Larissa Luz retorna aos trios elétricos, trazendo a força do seu reconhecido trabalho Território Conquistado, mas também o encontro das batidas de black music com eletrônico, estética afro punk e leituras de músicas afro-baianas. Ao seu lado duas estreantes no carnaval da Bahia: a funkeira carioca MC Carol, que trará os batidões ao lado do seu papo reto e voz forte ao lado da paulista Tássia Reis, que bebe no hip hop e nas águas da black music.

Assédio no carnaval – No Carnaval de 2016, houve um aumento de 174% em relação ao ano anterior, no número de denúncias de violência contra as mulheres em todo o país. Os dados da Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência indicam que as mulheres estão reconhecendo mais as situações de assédio e são motivadas a denunciar os casos por meio de números como o 180. No último Carnaval, pesquisa do Instituto Data Popular mostrou que 61% dos homens acham que mulher solteira na folia não pode reclamar de cantada. Segundo a pesquisa 49% dos ouvidos disseram que bloco de rua não é lugar para “mulher direita”. Ainda é comum o fato de que quando a cantada não é correspondida, ela vem seguida de agressões físicas, que variam desde socos, empurrões, às tentativas de beijo forçado entre outros atos que misturam desrespeito com ignorar a autonomia do corpo e da vontade da mulher.

A imensa maioria das denúncias realizadas no período do último carnaval se reportou exatamente às situações de violência física (59,89%), seguida da violência verbal (33,27%), segundo levantamento da Central. Assim, é fundamental conscientizar homens e mulheres sobre as características dessa forma de violência a fim de garantir uma festa mais verdadeiramente livre, em que os limites de cada pessoa são igualmente respeitados. Para a idealizadora da iniciativa, diretora da Maré Produções Culturais, Fernanda Bezerra, “o Trio: “Respeita as Minas” se configura como um projeto pioneiro no Carnaval, o qual trabalha ativismo no combate a violência de forma peculiar e acessível ao grande público, utilizando duas ferramentas significativas para o folião: o trio elétrico e a música.”

Serviço

Respeita as Mina

Dia 27 de fevereiro, segunda, circuito Osmar – Campo Grande

Saída prevista às 17h.

Coordenação Geral Projeto: Fernanda Bezerra

Direção Artística Larissa Luz

Interpretes convidadas: Larissa Luz, Tássia Reis e MC Carol.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados