Prefeitura e BID avaliam segunda etapa do projeto do novo Mané Dendê

Mais um passo importante foi dado pela Prefeitura para realização do projeto do novo Mané Dendê, que engloba saneamento e requalificação social e ambiental da área localizada no Subúrbio Ferroviário. A segunda etapa da missão foi avaliada em reunião realizada nesta quinta-feira (16), no Sheraton Hotel da Bahia, no Campo Grande, com as presenças do prefeito ACM Neto e gestores municipais, além da delegação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), chefiada por Gustavo Mendez.

De acordo com o secretário da Casa Civil, Luiz Carreira, a avaliação foi considerada positiva pelos representantes do BID e já foram indicadas novas tarefas a serem cumpridas para a terceira e última etapa da missão, que é a de julgamento do projeto, a ser realizada em maio deste ano. “Se conseguirmos cumprir com as determinações no mesmo ritmo que cumprimos as anteriores, a partir de agosto deste ano já poderemos assinar o contrato de financiamento para execução do projeto”, pontua Carreira.

Este é o primeiro contrato realizado na história do município que conta com financiamento externo desde a fase de elaboração. “O BID já adiantou US$750 mil em termos de cooperação técnica para preparação do projeto. Ou seja, é um recurso doado pelo organismo internacional diante da importância da iniciativa que vai beneficiar milhares de pessoas em uma área carente como a do Mané Dendê e imediações”, complementa o secretário da Casa Civil.

A presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, ressalta que estas duas primeiras etapas contaram principalmente com realização de estudos, contratação de consultores e desenvolvimento do projeto básico para o local. “Estamos bastante atentos e otimistas para a realização deste projeto tão importante para Salvador”, complementa.

O projeto do novo Mané Dendê contará com investimento de US$135 milhões do BID, mais contrapartida da Prefeitura. A elaboração urbanística está a cargo da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur). O projeto está dividido em cinco componentes, que englobam ações como contenção de encosta, macrodrenagem e obras de melhoria da localidade. Serão realizados ainda urbanização e paisagismo, melhoria habitacional, sistema viário e intervenções na área do programa, dentre outras intervenções.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados