Ministério do Turismo lança campanha e apoia Carnaval de Salvador

O Ministério do Turismo e a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente lançaram nesta quinta-feira (16), em Salvador, uma campanha de sensibilização contra a exploração de crianças e adolescentes no Carnaval. Em 2016, foram registradas 77.290 denúncias de violação dos direitos das crianças e adolescentes. O número é 3% menor que o registrado no ano anterior. O período de 5 a 24 de fevereiro de 2016, que compreendeu o Carnaval, foi responsável por 17,4% de todas as denúncias do ano, segundo dados divulgados pelo ministério.
 
O ministro do Turismo, Marx Beltrão, apresentou a campanha na coletiva organizada pela Prefeitura para detalhar a estrutura e serviços do Carnaval, bem como a programação final da festa, no Sheraton Hotel da Bahia. O prefeito ACM Neto comandou a coletiva ao lado dos responsáveis por todos os órgãos municipais envolvidos com a organização da folia. Também esteve presente o secretário estadual do Turismo, José Alves. 
 
“A gente não poderia ter escolhido Carnaval melhor no país para lançar essa campanha de combate à exploração de crianças e adolescentes. Sei que a Prefeitura também vai ser intolerante com qualquer tipo de abuso e é parceira do ministério nessa campanha”, afirmou Beltrão. Ele apresentou um comercial da campanha na qual uma câmera escondida flagra a reação de recepcionistas em hotéis diante da tentativa de adultos (atores) de se hospedarem com menores sem documentação. “Vamos gravar aqui em Salvador outro vídeo, só que agora em um bar, para mostrar a reação diante da tentativa de se vender bebida alcoólica a menores”, contou.  
 
As ações organizadas pelo Ministério do Turismo são realizadas em apoio à campanha do Ministério dos Direitos Humanos e têm como mote “Proteger, Respeitar e Garantir – todos juntos pelos direitos das crianças e adolescentes”. A ideia é sensibilizar os prestadores de serviços turísticos e a sociedade em geral para se engajarem na causa e denunciarem qualquer caso de abuso ou de exploração de crianças e adolescentes por meio do Disque 100.
 
“Essa é uma campanha importantíssima e terá todo o apoio da Prefeitura. Somos parceiros do ministério nessa e em outras ações”, disse ACM Neto, que acompanhou o ministro numa série de visitas na cidade durante todo o dia de hoje, inclusive dos circuitos do Carnaval. 
 
Parceira – O ministro do Turismo aproveitou a coletiva para elogiar a estrutura montada pela Prefeitura para a festa. Ele disse que o ministério, através da Embratur, vai divulgar a folia soteropolitana nacionalmente e internacionalmente. “Queremos ajudar Salvador a ter um Carnaval ainda maior, auxiliando na área de infraestrutura, como defendendo as melhorias para o aeroporto de Salvador, e também através da promoção turística, além de liberar mais países da exigência do visto para que seus cidadãos possam chegar mais facilmente ao Brasil e a Salvador”, revelou. 

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados