Aula inaugural do prefeito abre ano letivo na rede municipal

Uma aula inaugural do prefeito ACM Neto marcou a abertura do ano letivo da rede municipal na manhã desta segunda-feira (06). A escola escolhida foi a Municipal de Fazenda Coutos, localizada na Alameda Almirante Marques de Leão, 465 (fim de linha do bairro). Foi nessa unidade de ensino que o prefeito fez a aula inaugural do primeiro ano de gestão, em 2013, só que hoje a realidade é totalmente diferente: a escola foi demolida e reconstruída com muito mais conforto e segurança para alunos, professores e funcionários.

A Escola Municipal de Fazenda Coutos, inaugurada em 1986 e reinaugura em 2016 após reconstrução, possui 1.384 alunos matriculados no Ensino Fundamental (I e II), e atende ainda as comunidades de Valéria, Vista Alegre e Paripe. Além da mudança na estrutura física, a escola também melhorou a nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), saltando de 2,3 em 2013 para 2,9 em 2015.

“Quando entrei aqui, em 2013, comecei a entender por que ela tinha um desempenho tão ruim no Ideb, registrando o pior índice de nossa rede. Me comprometi naquela época a reconstruir a escola. Pois viemos aqui demolir a unidade e inauguramos ano passado num momento de muita emoção. Agora, mais uma vez, estamos aqui. Hoje a realidade é muito melhor, e a unidade oferece as verdadeiras condições para que o ensino seja desenvolvido e o aprendizado aconteça. Mas esse é apenas o primeiro passo. Esse ano tem Prova Brasil e queremos melhorar ainda mais”, discursou ACM Neto, na aula inaugural.

No geral, Salvador foi a capital brasileira que mais cresceu no último Ideb. No índice de ensino fundamental, a cidade passou de 4 para 4,7, superando a meta de 4,2 estabelecida para 2015. A cidade alcançou, ainda, resultado maior que o índice projetado para 2017, de 4,5. Na aula, ACM Neto procurou estimular os alunos para que eles estudem cada vez mais. “Eu tenho 38 anos, sou formado, mas procuro estudar e aprender todos os dias. Procuro aprofundar meus conhecimentos e ouvir a voz dos mais experientes. Cada aprendizado que vocês têm hoje é fundamental no futuro. E a Prefeitura vai continuar fazendo sua parte, melhorando as escolas, oferecendo merenda de qualidade, dando fardamento adequado e material pedagógico. Agora preciso também desse compromisso de vocês, de estudar cada vez mais, pois vocês são o futuro da cidade”.

Desafios e alegria – A secretária municipal da Educação, Paloma Modesto, afirmou que os alunos da rede municipal “precisam brilhar no Ideb e na vida”. “Queremos uma escola com aprendizagem contextualizada. Por isso, vamos tornar esse espaço mais alegre e acolhedor. Isso faz a diferença na vida dos estudantes”, disse a secretária, que acompanhou o prefeito na abertura do ano letivo, com direito a banda e apresentações artísticas de estudantes da Escola Municipal Fazenda Coutos.

“Cada unidade escolar deve estar ciente dos desafios planejados para este ano, considerando as normas pré-definidas no Plano Municipal de Educação – implantado em 2016 pela Prefeitura -, que trata, principalmente, da valorização dos estudantes e orienta creches e pré-escolas a criarem estratégias concernentes com cada realidade. Dessa forma, será possível seguir com a redução de problemas como a distorção idade-série e a evasão escolar”, acrescentou Paloma Modesto.

A distorção idade-série se dá quando o aluno ultrapassa a faixa etária ideal para determinada fase escolar. Nos últimos dois anos, a Prefeitura reduziu de 39% para 33% esse tipo de ocorrência. No caso da evasão, houve queda de 12% para 6% no mesmo período, graças ao trabalho dos agentes da educação, estudantes de pedagogia que realizam um trabalho em conjunto com as escolas. Cada unidade escolar possui um agente da educação designado pela Smed para acompanhamento da vida escolar dos estudantes.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados