População deve estar atenta ao calendário de vacinação

Uma das principais formas de se proteger – e também evitar contaminar outras pessoas – de doenças que são potencialmente graves como a meningite, tétano e febre amarela é estar em dia com o calendário vacinal. O cuidado é redobrado principalmente com as crianças, pois elas necessitam fortalecer o sistema imunológico para estas enfermidades que, a depender dos casos, pode até matar. A imunização na capital baiana pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, em uma das 126 salas de vacinação distribuídas nos postos de saúde.

A concentração maior de vacinas acontece em crianças até um ano de idade. “Exatamente até os 15 meses e depois com quatro anos, quando recebem o reforço”, pontua a sanitarista da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde (Visa/SMS), Ana Paula Pitanga. Conforme ela, neste primeiro momento de vida é fundamental que os pais e responsáveis mantenham a caderneta de vacinação em dia.

Assim como as crianças, outros grupos também devem ficar atentos à vacinação e são considerados prioritários para imunização. Um deles é o de pessoas que vão viajar para locais onde há casos endêmicos de doenças. Outro grupo é formado por trabalhadores envolvidos com alguma situação de risco de contaminação, como profissionais de saúde. Para cada caso, entretanto, há um tipo de vacina específico a ser tomado e os cidadãos precisam respeitar o tempo para que a imunização faça efeito, ou seja, que o organismo produza o reagente contra a doença.

Em situações como os casos recentes da febre amarela, por exemplo, Ana Paula aponta para o fato de que as pessoas não precisam correr aos postos para tomar a vacina. Somente nos últimos dias, os postos de saúde registraram aumento de 40% na procura pela imunização.

“Temos a vacina nas nossas unidades. A prioridade de imunização é para crianças de nove meses a quatro anos e para quem pretende viajar para alguma região ou país com risco da doença”, diz. A sanitarista alerta ainda que a vacina deve ser tomada pelo menos dez dias antes da viagem.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados